OBI – Confirmação do Orixá de Cabeça

Quando você começa a frequentar a assistência de um Terreiro de Umbanda, você nota que os médiuns de corrente (os que participam da gira) usam faixas e guias coloridas, essa identificação acontece porque cada pessoa é filho (a) de um “Orixá principal”, que chamamos de Orixá de Cabeça, aquele que cuidará daquele médium. E aposto que você já teve curiosidade em saber qual é o seu Orixá, e como faz pra saber, não é mesmo?  Vou te explicar!

O que é Obí? É uma semente conhecida como de noz de cola e é considerado um elemento muito importante na Umbanda. Uma de suas funções é servir como elemento para confirmação do seu Orixá de Cabeça (o que vai cuidar de você).

Onde encontro um Obí? Essa semente tem que ficar dentro da água, senão ela seca. Portanto recomendamos que você compre no terreiro, pois ele estará bem conservado, lavado e consagrado.

Descobri meu Orixá de Cabeça e me deram o Obí dentro de um copinho, o que eu faço com ele? Ele é seu, não precisa deixar na água, não deixe outras pessoas ficarem pegando na mão, guarde ele em um lugar mais alto do que você (ele deve ficar acima da sua cabeça), em lugar que seja seco e arejado (senão a semente mofa), e cuidado para não perder, pois caso você decida virar médium da corrente, você deverá trazê-lo do dia do seu AMACI.

O “jogar” o Obi não cria compromissos da pessoa com a casa ou pai de santo. Porém muitos após jogar seu Obi e descobrir seu orixá, acabam se interessando em conhecer mais a religião e até mesmo fazer parte de um terreiro

A HISTÓRIA:
Era uma vez um belo rapaz, forte e saudável, cujo nome era Obi, seu trabalho era levar os recados dos homens, para os Orixás. Toda vez que um homem precisava fazer uma oferenda a uma divindade, ele deveria falar no ouvido de Obi todas as suas orações, pedidos e lamentações, e este, por sua vez, transmitiria os recados e traria uma resposta daquela divindade. Com o tempo, Obi passou a ser mais requisitado pelos seus trabalhos, pois com sua ajuda tudo se tornara mais fácil, a resposta era imediata. Isso foi fazendo com que Obi ficasse muito orgulhoso e envaidecido, passando a cobrar preços cada vez mais altos pelos seus serviços, acumulando assim, muitas riquezas. Obi sentia-se livre para agir desta forma, andava pelas ruas sem falsa modéstia, dizendo o quanto as pessoas precisavam de seus favores. O tempo foi passando e a situação chegou a tal ponto, que Exu ficou incomodado com as atitudes de Obi. Exu, que caminha entre o céu e a terra com muita facilidade, foi falar com Olodumare (o Deus Supremo), relatando tudo o que estava acontecendo na terra, especialmente o comportamento de Obi.
Olodumare ficou muito triste com o que Obi estava fazendo e tomou uma decisão, ir pessoalmente a casa de Obi , falar com ele, e ver quais seriam seus argumentos.
O Deus Supremo, que nunca havia saído do céu anteriormente, seguiu em direção a casa de Obi, lá chegando, bateu na porta e Obi foi atender, sem imaginar quem poderia estar do lado de fora, ao abrir a porta, tão grande foi seu susto, que caiu de costas no chão imobilizado, foi quando Olodumare disse a ele: “tanto foi o teu orgulho e vaidade que vim pessoalmente a sua casa para falar de minha tristeza, como reparação de seus erros, a partir de hoje nunca mais falará de pé, toda vez alguém precisar de teu trabalho é no chão que deverá te invocar, esse será o teu castigo para sempre”. E até hoje é assim que consultamos Obi, no chão devido a Seu susto e sua palavra que antes eram únicas agora serão divididas caindo no chão se direcionará por 4.