Hierarquia e Membros do Terreiro

DIRETOR ESPIRITUAL

Pai Luciano de Ogum

E o responsável pelo Associação (Terreiro) e por toda a estrutura que nele existe, é ele que cuida da organização material zelando pelos bens materiais da associação, e juntamente com o Presidente decide o que deve ser feito na associação como reformas, ampliações, aquisições de bens móveis e imóveis, mudanças estruturais e tudo o que for pertinente à melhoria da casa para melhor abrigar os membros da associação bem como os frequentadores. Os dois, Diretor e Presidente, reúnem-se elaboram o projeto, depois numa nova reunião, agora com a presença do tesoureiro ou pessoa responsável pelas finanças da associação, verificam a possibilidade da execução do mesmo dentro das condições financeiras da associação.
Também é função do Diretor Espiritual, cuidar e atentar para o bom andamento da associação no âmbito espiritual propriamente dito, trazendo e aplicando as normas e regras dos chefes espirituais da casa de forma traduzida, fazendo prevalece-las em sua totalidade. É dever do Diretor espiritual orientar os Pai e Mães de Santo da casa para que tudo ocorra como os chefes espirituais assim determinares nem que para isso ele tenha até mesmo vir a afastar o mesmo da função, para que a ordem seja estabelecida.

PAIS E MÃES DE SANTO

São sacerdotes de Umbanda, e responsáveis por abrir e fechar trabalhos e giras, ensinar e orientar os filhos os conhecimentos da Lei de Umbanda, ajudar os filhos com sua mediunidade, no desenvolvimento de vibração, e incorporação, mostrando e abrindo as faculdades mediúnicas, auxiliar o médium na revelação e culto aos seus Orixás e entidades, devem também auxiliar e aconselhar nos momentos em que os filhos tiverem dificuldades, também é função revelar o Orixá dos filhos e da assistência (quando solicitado) através do jogo do obí, devem também fazer o batismo na Umbanda (amaci) de todos os filhos, zelando e guardando seus alguidares. Também realizar cerimônias como batismos, casamentos etc. Cabe principalmente a eles alimentar os alguidares do roncó e as firmezas do terreiro.

PAIS E MÃES PEQUENOS

São os auxiliares diretos dos Pais e Mães de Santo, ajudam em todas as funções, mantem a ordem e controle da gira, ajudam no cuidado com os médiuns, mantem a energia da gira e dos trabalhos, devem estar sempre atentos a tudo e a todos, são eles os intermediários em tomadas de decisões e responsáveis quando da ausência dos Pais e Mães ou quando estes estiverem incorporados. Estes só não tem a função de fazer amaci, batizados, casamentos , também não podem fazer as firmezas de alimentar alguidares dos filhos, nem firmezas de segurança do terreiro.

CAPITÃES DE TERREIRO

São também auxiliares dos Pais e Mães de Santo, auxiliam em toda a preparação da gira, e também no cuidado com a corrente, ajudam a assistência, são responsáveis por manter as velas acesas, ajudam no desenvolvimento dos trabalhos dando suporte aos médiuns, ajudam nos trabalhos de meio, devem também estar atentos às alterações na gira. São como fiscais, tando do material como do espiritual.

OGANS

São responsáveis pelo toque dos atabaques e em conjunto do o Samba, dar cadência ao canto e à vibração dos pontos cantados, tornando os trabalhos mais fortes no seu campo energético, são eles responsáveis por todos os instrumento da curimba zelando, cuidando e tratando dos mesmos com carinho e cuidado, mantendo-os es ordem e alimentados de energia. 

SAMBA DE TERREIRO

É o(a) responsável pelo canto, ajudam na abertura das giras são responsáveis por puxar os pontos de descida das entidades, os pontos pedidos para vibração e trabalhos de meio, também são eles que elaboraram ou criam novos pontos, a energia da vibração do canto é de responsabilidades deles. 

ATABAQUEIROS

São auxiliares dos Ogans, tocadores de atabaques e outros instrumentos da Curimba, responsáveis pelos toques fundamentais, a base dos toques para os pontos de terreiro, como os curimbeiros e curimbeiras, também não são considerados da hierarquia. 

CURIMBEIROS

São auxiliares da Samba, fazendo o coro dos pontos e até mesmo substituindo a Samba quando necessário, porém não são consideradas membros da hierarquia. 

MEDIUNS DE CORRENTE

São todos os membros do Terreiro, incluindo toda a hierarquia, e os médiuns sem cruzamento de hierarquia.