Esquerda

(Exus, Pombo-Gira e Exu-Mirim)

Exus

Os Exus trabalham com os aspectos positivos e negativos da Criação, e por tal dualidade, costumam ser mal vistos e interpretados. Entretanto, não é Exu que é do bem ou do mal, Exu atua conforme a ativação dada pelo médium.

São fundamentais na firmeza e defesa dos terreiros contra os ataques dos espíritos trevosos e obsessores, preservando a segurança do local, dos médiuns e dos trabalhos que serão realizados.

Arquétipo: o arquétipo do Exu, é o homem forte e altivo, nas incorporações costumam ser rápidos, chegam gargalhando ou urrando, não costumam girar os dançar, na maioria das vezes há alteração da fala – voz rouca e grossa.

Atendimento: os consulentes adoram as consultas com os Exus, são sempre muito diretos e certeiros, são firmes e chamam a responsabilidade para si (tipo: deixa comigo!). Responsáveis por abrir e fechar a comunicação entre os planos, pela condensação e transformação das energias densas. Seu campo de atuação está fortemente ligado a virilidade, fertilidade, sexualidade, abertura de caminhos, questões relacionadas a emprego, empresas, saúde, desmanche de trabalhos de magia, limpeza, etc.

Velas: bicolor vermelha e preta.

Bebidas: cachaça, whisky, conhaque, vodka.

Comidas: farofa salgada, com farinha amarela e bacon.

Fumo: cigarro ou charuto.


Pombo-Giras

As Pombo-giras são conhecidas como a versão feminina de Exu, e realmente é o par vibratório de Exú. Apreciadoras de roupas vermelhas, pretas, roxas e até mesmo uma mistura dessas cores, perfumes doces e marcantes, muitos adereços dourados ou prateados e em geral rosas vermelhas; entretanto isso varia conforme a falange a área de atuação de cada uma.

Arquétipo: o arquétipo da Pombo-gira, é a mulher bela, forte e segura. Nas incorporações costumam chegar girando e rindo, esbanjam sensualidade e leveza.

Atendimento: as consulentes amam as consultas com as Pombo-giras, pois as conversas costumam ser muito animadas, ricas em detalhes e conselhos. As moças costumam trabalhar muito bem a exteriorização dos sentimentos e de tudo aquilo que está oculto dentro do consulente, muito certeiras nos problemas relacionados a vida amorosa, família, emprego, elevação da estima, recuperação da alegria de viver, etc.

Velas: vermelha.

Bebidas: espumante (em geral doce, rosé).

Comidas: farofa doce, com morangos, cereja ou frutas vermelhas.

Fumo: cigarro, cigarrilha, charuto.


Exu-Mirim

Muito se fala sobre a índole e o arquétipo de Exu-Mirim, são seres pequenos em estatura (pigmeus), não necessariamente crianças, mas se apresentam como. São muitos perspicazes na identificação de más intenções e também de cortá-las, quebra de demandas, trabalham descomplicando a vida das pessoas, atuam de dentro para fora dos consulentes.