Erês

Sinônimos de pureza, alegria e festa, as Crianças fazem parte do tripé da Umbanda, indicando o início, o primeiro estágio do desenvolvimento.

Arquétipo: os Erês assumem o arquétipo das crianças, infantes. Alegres e brincalhões, nas incorporações chegam fazendo muita festa, chamam os coleguinhas para brincadeira, pedem seus brinquedos, bonés e elásticos de cabelo e os tão esperados docinhos. Ao contrário do que se pensa, os Erês sabem andar normalmente, entretanto, a grande maioria prefere escorregar de um lado para outro sem ficar em pé.

Atendimento: em seus atendimentos, são extremante sinceros e não possuem travas na língua, em razão da sua pureza, acabam falando mais do que devem. Excelentes curadores, orientadores e conselheiros, realizam seu trabalho com muita seriedade, eficiência e satisfação.

Curiosidade: Em nosso terreiro, são os Erês que comandam a Semiromba, as giras de cura direcionada os nossos bichinhos de estimação.

Velas: em geral usa-se a cor rosa-claro para as meninas e azul-claro para os meninos, nas entregas, quando o guia que você serve é menina, você também coloca pelo menos uma vela azul pra os meninos e vice-versa.

Bebidas: “água de bolinha” os refrigerantes coloridos de framboesa, guaraná, laranja. Nunca entregue bebida gelada ou com a garrafinha tampada, sempre aberta e de preferência servida no copo.

Comidas: em geral doces de todos os tipos, bolo de chocolate, também entregar os doces sem embalagem.

Fumo: não utiliza.

Sincretismo: São Cosme e Damião.